terça-feira, 11 de janeiro de 2011

OSSADA É ENCONTRADA NO INTERIOR DO CÂNION ITAIMBÉZINHO NO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA

                    Na manhã de quinta-feira 6/01, a ligação de uma pessoa que informou ter feito a travessia do Cânion Itaimbézinho sem autorização, colocou a administração do Parque Nacional de Aparados da Serra em alerta. A chefia do PARNA acionou a polícia civil de Praia Grande-SC, que juntamente com a polícia militar acompanharam o analista ambiental Magnus Machado Severo, o funcionário da Unidade, Élcio Romeu Lothamer Berto e o Bombeiro Comunitário Gabriel Lívio Cardoso Krüger até o interior do Cânion para confirmar a ocorrência e posteriormente acionar o Instituto Geral de Perícias - IGP (antigo IML). A descida se deu na parte da tarde e por volta das 16:00 horas a ossada de uma pessoa foi localizada. O mesmo encontrava-se na posição fetal e abrigado próximo de algumas rochas. A equipe retornou a Sede do Parque para assim, acionar o IGP para a retirada da ossada. O que ocorreu no dia seguinte.

 O Bombeiro Comunitário Gabriel Krüger utilizou equipamentos e técnicas para descida vertical, dando mais segurança ao membros da equipe de resgate, pois o acesso ao interior do cânion é muito instável e os desmorronamentos podem ocorrer a qualquer momento.

              No dia posterior ao contato telefônico e a localização da ossada, a Polícia Civil de Praia Grande, juntamente como o IGP e os Bombeiroas Voluntários de Passo de Torres-SC, além do analista ambiental Magnus Machado Severo e o Bombeiro Comunitário Gabriel Krüger desceram novamente ao local em que se encontrava a ossada. Utilizando técnica de rapel, o grupo chegou rapidamente até o local, recolhendo a ossada e retornando em seguida. A volta foi padronizada, mantendo um cabo (corda) ancorada no objetivo a ser retirado do interior do Cânion, sendo auxiliado pelos Bombeiros a cada degrau de rocha em direção ao Vértice do Cânion. Por volta das 17:00 horas o Grupo de Resgate se encontrava novamente na parte superior do Cânion junto com a ossada.


No resgate foi utilizado cabos para auxiliar no deslocamento do material recolhido (ossada). Os Bombeiros levaram em torno de 4 horas e meia para retirar a ossada do interior do Cânion, pois havia chovido na noite anterior e o nível do rio estava muito alto. 



Resgate feito com total segurança dos integrantes da equipe. Utilização de descidas com rapel amenizaram o trajeto até o local onde se encontrava a ossada.


Aos profissionais que ajudaram em todo o processo de resgate, em nome do PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA, nosso muito obrigado!!!

O corpo foi identificado como de um homem, com aproximadamente 1,85 metros de altura, cabelos compridos, dentição superior natural, utilizando ponte na parte infeior da arcada dentária. O cadáver foi encontrado vestindo jaqueta de couro, calça jeans e cachicol preto com vermelho. Estava sem pertences (equipamentos, mochila,  etc...) ao seu redor. A perícia informa que sua morte provavelmente tenha ocorrido de seis a dez meses atrás.


Polícia Civil: 
Ana
Adriana
Fernando

IGP:            
Patrick
Douglas

Bombeiro Voluntários de Passo de Torres SC: 
Marcos
Henrique
Cardoso

Bombeiro Voluntário da 3ª CIA de Araranguá:
BC Gabriel

Funcionários do PARNA Aparados da Serra: 
Magnus
Élcio
Flávia
Josaine
Adão
Josimar
Valdonei
 Darci   
                                                                 
Polícia Militar:
Soldado Militar Maciel

 E a todos que de alguma forma colaboraram para o sucesso desta atividade.

Grande abraços à todos....Bolinha do Perau (Gabriel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário